JK Business Center, Q. 103 Sul Rua SO 1, 413-559 - Sala 1105 - Palmas - TO

Como ajudar os idosos a evitar golpes virtuais

Como ajudar os idosos a evitar golpes virtuais

Saiba mais sobreComo ajudar os idosos a evitar golpes virtuais

Por mais que a internet seja um local de integração e informação, ainda existem muitos perigos envolvidos nesse meio! E, é por esse motivo que hoje vamos ensinar algumas maneiras de evitar cair em golpes e, principalmente, evitar que os idosos caiam nisso!

Os golpes na internet estão espalhados por vários locais, como:Instagram, Facebook, Whatsapp, Mensagens SMSe até por ligações! Resumindo: se você tem um celular, em um leve descuido você pode sim cair em um golpe!

Então vamos por partes! As dicas servem não para “parar de receber” esses “clickbaits”, mas paraevitaros golpes.

  1. Paciência:quando falamos de idosos e a internet, muitas vezes o maior empecilho para eles é se adaptar à nova tecnologia, então tenha paciência para explicá-lo como mexer e o que pode ou não fazer! Assim, você o ajuda a navegar nas redes sociais de forma segura e evita um grande dor de cabeça futura!
  2. Senhas:NUNCA envie suas senhas por mensagens em nenhum aplicativo e para ninguém! Se precisar compartilhar essa informação, faça por ligação e se certifique que está falando com a pessoa certa. Se você ainda não se adaptou a tecnologia, tenha um hábito de anotar em um mesmo caderno todas as suas senhas, você pode usar esse exemplo: SITE - EMAIL/LOGIN - SENHA. Lembre-se de deixar esse caderno em um localseguroe não saia carregando ele por ai!
  3. Links: JAMAIS clique em links sem se atentar a algumas informações: quem te enviou isso? Você conhece? Se for uma pessoa, pergunte a algum familiar para que confirme o perfil/número, nunca vá apenas por nome e foto, pois é assim que fazem nas redes sociais! Se for um comércio, entre no perfil e veja a quantidade de seguidores, depois jogue o nome do estabelecimento na pesquisa da rede que estiver usando e procure algum outro perfil “mais forte” (mais publicações, stories, destaques, mais seguidores etc). No email, também não clique em qualquer link, averigue o remetente antes!
  4. Bancos: jamais passe seus acessos bancários por telefone ou SMS! Se for necessário resolver algum assunto pendente, entre no suporte do aplicativo, vá em alguma agência ou fale direto com seu gerente. Em todas essas formas, seus dados já estão seguros e você não precisa compartilhar. Não atenda ligações de bancos, não abra e-mails e nem SMS que sejam relacionados à cobranças!
  5. Códigos:como no exemplo acima, muitas vezes os golpistas que se passam por comércios pedem seu telefone e depois pedem para enviar um código: é dessa forma que você perde acesso ao seu whatsapp, instagram, facebook e outras contas! Apenas insira códigos em plataformas que possuem local adequado para isso, como na recuperação/liberação de conta do Google ou Instagram, por exemplo.
  6. Compras em SITES GRANDES:ao fazer uma compra na internet, atente-se ao endereço do site (www.sitetal.com …) e clique no ícone com o nome para ver se ele lhe redireciona para a página principal. Abra outra aba e jogue o nome do site e clique no primeiro link que aparecer após os anúncios, pois em empresas grandes esse será a plataforma oficial. Uma boa estratégia é abrir o site direto pelo link da bio das redes sociais.
  7. Compras em SITES PEQUENOS:antes de finalizar uma compra, busque o nome da loja nas redes sociais e veja nos comentários se existem reclamações. Em plataformas próprias para diversos e-commerce, sempre cheque as avaliações dos usuários e procure produtos mais vendidos. Outra boa estratégia é procurar o nome da loja no site ReclameAqui e ver qual a reputação deles ali!
  8. Whatsapp:o golpe mais comum é aquele que as pessoas utilizam a foto e nome de alguém pelo whatsapp parapedir dinheiro. As desculpas sã várias, mas JAMAIS envie dinheiro sem se certificar de que é a pessoa mesmo: ligue para um parente próximo a você e peça ajuda para confirmar a veracidade da informação. Se necessário, tente contatar a pessoa por ligação no telefone (fora do whatsapp) ou então algum parente próximo a ela!

Essas dicas são muito valiosas e você deve guarda-las com carinho, compartilhe também com as pessoas que você se importa!

Esses golpes sempre arranjam novas máscaras e qualquer um pode ser vítima, portanto, sempre se atente as informações antes de fazer qualquer coisa na internet, como compartilhar dados, fazer transferências, clicar em links… A melhor forma de fazer isso é criando o hábito de SEMPRE LER a página, PESQUISAR a veracidade e, se necessário, PEDIR AJUDA!

Espero que, de alguma forma, essa matéria tenha vos ajudado!

AGENDE UMA CONSULTA

Clique aqui e fale conosco
WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Clínica MatureVita www.drapaulageriatria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×