JK Business Center, Q. 103 Sul Rua SO 1, 413-559 - Sala 1105 - Palmas - TO

Geriatra é só para “velho”?

Geriatra é só para “velho”?

Saiba mais sobreGeriatra é só para “velho”?

A idade mínima para visitar o geriatra não termina com “enta”. Para os homens, o aniversário de 30 anos representa o início do declínio hormonal, e essa regra vale para as mulheres. A chegada da menopausa, aos 40 ou 50 anos, é o alerta para buscar o especialista em envelhecimento. Abandonar preconceitos e abraçar a ideia de que a velhice virá, saudável ou não.

O envelhecimento ainda é um assunto desconfortável para muitas pessoas. É certo que o corpo muda muito com o passar do tempo, e novas demandas e necessidades vão surgindo. Juntamente com essas mudanças, a ciência tem desenvolvido novos métodos e tecnologias capazes detornar a vida cada vez mais dinâmica com o avançar da idade.

Contar comacompanhamento médico especializadonessa etapa é essencial para envelhecer com saúde e qualidade. Isso porque a população idosa tem crescido consideravelmente nas últimas décadas no Brasil. Em 2015, ela já representava quase 15% do total de pessoas, e a previsão para 2030 é que ultrapasse o número de crianças, chegando a 18% da população,segundo o IBGE .

Quando o assunto é envelhecer, uma das principais dúvidas que aparecem para mulheres e homens équal o momento ideal para procurar um geriatra. Mais do que realizar diagnósticos e tratar doenças, esse profissional cuida de forma ampla do processo de envelhecimento do paciente.

Geriatra: conhecendo esta especialidade

A primeira dúvida quando se fala sobre isso geralmente écom quantos anos se deve procurar um geriatra. A terceira idade no Brasil é definida a partir dos 60 anos, mas o acompanhamento especializado não tem uma regra fixa, podendo até mesmo começar antes, entre os 40 e 50 anos.

O médico especializado em geriatria tem como foco aqualidade de vida como um todo, já que o avançar da idade demanda maior atenção e cuidados específicos. Isso inclui não só os aspectos físicos da saúde, como também emocionais e psíquicos.

Além disso, preocupa-se comproblemas sociais que possam fragilizar o idoso, como baixo suporte social e formas de discriminação, por exemplo.

O acompanhamento é realizado de forma contínua e sistemática, essencial para a prevenção e tratamento de doenças e o envelhecimento consciente e saudável. O médico geralmente estabelece maiorcontato com o paciente e a família, o que facilita ainda mais esse processo. E, pela proximidade, é capaz de atuar em conjunto com outros especialistas, como psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Prevenção de doenças

Cuidar da saúde de formapreventiva, e não apenas paliativa, é uma das principais vantagens de se realizar o acompanhamento com o médico geriatra. Ele cuida o corpo de forma completa, e não apenas de algumas partes, como acontece com as demais especialidades.

Ter consciência do histórico da família, realizar exames e consultas de rotina, tudo isso contribui para uma vida com maistranquilidade e segurança.

E a prevenção é assunto sério. Entre as doenças que mais matam os brasileiros, a maioria delas poderia ser evitada com diagnósticos e tratamentos precoces de acordo com oMinistério da Saúde .

Cuidados com a alimentação

Não é preciso dizer muito quando o assunto é alimentação. Manter umadieta equilibradaé essencial em qualquer idade, ainda mais para aquelas pessoas cujo corpo já não funciona da mesma forma que antes.

Procurar um geriatra é de grande importância nesse aspecto, já que ele tem conhecimento mais especializado sobre o funcionamento doorganismo do idoso.

Além disso, pelo acompanhamento realizado de forma mais ampla com a saúde do paciente, o histórico familiar e os possíveis riscos de desenvolvimento de doenças são fatores que influenciam diretamente nos cuidados com uma dieta equilibrada paraos diferentes tipos de demanda de cada organismo.

Manter o corpo em movimento

Assim como a alimentação,a prática de exercícios físicos também é importante para a terceira idade e exige acompanhamento médico especializado e contínuo. Escolher o melhor tipo de atividade, qual a regularidade e como deve ser realizada deve ser avaliada de forma conjunta com o geriatra e outros especialistas que atuem com ele, como educador físico e nutricionista.

Envelhecer é justamente não parar no tempo

O tempo que passa é um indicativo não só de idade, mas também de um alargamento das possibilidades de experimentar a vida. O acompanhamento médico tem papel fundamental nesse sentido, porque possibilita que o paciente, confiante sobre o seu próprio corpo e consciente da sua saúde, possa se abrir paranovas vivências.

Investir em um hobbie, realizar atividades físicas, desenvolver uma prática artística, tudo isso faz parte de uma rotina com qualidade e disposição. E, para isso, não é preciso muito.

A ideia deprocurar um geriatrajá não é mais nenhum bicho de sete cabeças. Como abordamos neste post, contar com acompanhamento médico especializado, que atue de forma contínua e sistemática, é essencial para se manter umaboa qualidade de vida. E os benefícios vão muito além dos aspectos físicos, influenciando também a mente e abrindo para novas expectativas.

Há benefícios em se consultar antes dos 60 anos?

Os maiores sofrimentos dos idosos se relacionam às doenças crônicas, como o esquecimento, depressão, Parkinson, doenças osteomusculares ou problemas no coração. Embora o idoso sofra mais, essas doenças começam antes. Buscar o geriatra aos 30, 40 anos é aumentar a chance de controlá-las. O geriatra orienta e rastreia comportamentos de risco, visto que as crônicas dependem de como se dorme, se exercita, se alimenta e se relaciona.

Além do controle das doenças crônicas, o que o adulto pode aprender com a ida ao geriatra
Ele pode antever o envelhecimento e assumir um estilo de vida saudável. O médico pode também orientar outras áreas, como o enfrentamento de conflitos relacionados ao trabalho, a transição para a aposentadoria, que é um momento importante na vida.

As pessoas ainda têm receio em visitar o geriatra antes de envelhecerem?

É preconceituoso achar que não se está na idade de ir ao geriatra, não assumir que ele fará diferença na vida dali para frente. O geriatra conduz o envelhecimento pelo ritmo que deveria ser conduzido e não como muitas vezes acabamos fazendo por conta dos nossos hábitos errados. As pessoas precisam parar de se iludir. Não existe solução mágica. Elas não vão fugir do envelhecimento ou ter uma velhice adequada sem esforço e sem empenho. Trata-se de um processo de autogestão.

Quais são as dúvidas mais comuns dos pacientes mais jovens?

Eles querem saber se existe algum remédio que não estão tomando e que deveriam tomar. Querem uma vitamina, uma solução simples. Os pacientes não gostam de escutar que eles devem parar de comer muito sal ou açúcar, e nem que precisam fazer exercícios. Outra dúvida muito comum é saber quais as chances de desenvolver uma doença igual ao pai ou à mãe.

AGENDE UMA CONSULTA

Clique aqui e fale conosco
WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Clínica MatureVita www.drapaulageriatria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×