JK Business Center, Q. 103 Sul Rua SO 1, 413-559 - Sala 1105 - Palmas - TO

Para que serve a reposição hormonal e quando fazer?

Para que serve a reposição hormonal e quando fazer?

Saiba mais sobrePara que serve a reposição hormonal e quando fazer?

Ainda existem muitos tabus quanto à utilização da terapia hormonal para reequilíbrio de nosso organismo, mas se bem aplicada e acompanhada, a reposição hormonal pode trazer muitos benefícios e devolver a qualidade de vida para quem está no processo de envelhecimento!

A reposição, seja de estrogênio, estradiol, gestrinona, progesterona ou testosterona, a terapia hormonal auxilia na manutenção, funcionamento e bem estar no geral, apresentando vantagens tanto para o físico como para nossa mente!

Recentemente falamos em nosso Instagram (@maturevita) sobre sintomas da menopausa e andropausa e que um bom tratamento para o alívio deles é a reposição, isso porque ambos se iniciam pela queda e desequilíbrio hormonal em consequência da idade. Dessa forma, é realizado um estudo e uma série de exames específicos para identificar suas necessidades e definir quais os hormônios necessários para compor a terapia.

Para falar sobre os benefícios da terapia hormonal, podemos falar sobre os ganhos que esses hormônios proporcionam e sobre as reações que sua baixa ou desequilíbrio provocam!Os hormônios são as substâncias produzidas pelo nosso próprio corpo que atuam como mensageiros, tendo diversas funções no corpo. Mas, nem sempre elas atuam ou são produzidos como deveriam, o que exige tratamento. Para saber mais sobre essa situação, é preciso entender para que serve a reposição hormonal.

De forma básica, esse método pretende repor a quantidade faltante de hormônios, o que pode ser impactado por diversas doenças ou estados. Um dos exemplos mais comuns é a menopausa, período em que amulherreduz significativamente oestrogênio, o que traz diversos efeitos para a sua saúde. A menopausa trata-se da data que marca a última menstruação e ocorre por volta dos 50 anos devido à queda ou interrupção da produção dos hormônios estrogênio e progesterona. Para a grande maioria das mulheres, é acompanhada de sintomas desagradáveis

Engana-se quem pensa que apenas as mulheres podem precisar passar por essa terapia. Muitas enfermidades afetam oshomense reduzem o nível detestosteronano organismo. Dessa forma, entender para que serve a reposição hormonal é importante para todos. Continue lendo para saber mais e tire todas suas Com a chegada da menopausa, o corpo da mulher passa a produzir bem menos hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona. As alterações típicas dessa fase são resultado desse declínio hormonal. Nem todas as mulheres precisam se preocupar em os repor, masaquelas que têm sintomas moderados a intensos podem se beneficiar da terapia hormonal.

O que é a reposição hormonal?

De uma maneira geral, a reposição hormonal envolve a administração de hormônios para substituir aqueles que o corpo não produz mais.

Nesse contexto, existem três classes de hormônios que são utilizados durante o tratamento:

  1. Naturais- cuja fonte é a natureza (animal, vegetal, mineral) e que não sofrem nenhuma modificação artificial.
  2. Sintéticos- que são produzidos por meio de um processo artificial, em laboratório.
  3. Bioidênticos- ou seja, hormônios cuja estrutura molecular é idêntica à do equivalente encontrado no organismo humano.

Como funciona a terapia de Reposição Hormonal ?

Existem muitas formas de fazer a reposição hormonal. Alguns métodos combinam os hormônios estrogênio e progesterona, enquanto outros usam somente estrogênio. A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele.

Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais. Dessa maneira deve ser reavaliada periodicamente para ajuste da dose. Por conta dos riscos associados, o tratamento deve ser feito pelo menor tempo e dose possível.

Reposição hormonal natural

A terapia de reposição hormonal natural utiliza hormônios derivados de plantas para tratar condições hormonais.

Desse modo, o tratamento envolve o consumo de alimentos que contém fitohormônios e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa e andropausa. São eles:

  • soja e seus derivados;
  • inhame selvagem;
  • linhaça;
  • black cohosh;
  • amora;
  • tribulus terrestris
  • cranberries, entre outros.

Para que serve a reposição hormonal?

Para entender para que serve a reposição hormonal, é importante saber mais sobre o que realmente é esse tratamento. Também chamada deterapia hormonal, ela tem como objetivo regular algum hormônio que está abaixo do que deveria, independente do motivo.

Apesar de existirem muitas opções disponíveis no mercado para auxiliar na cura ou controle de diversas doenças, as mais conhecidas e utilizadas estão relacionadas com os hormônios sexuais:

  • Atestosteronaé essencial para homens e mulheres e seu nível abaixa gradualmente com a idade e tem grande influência com o estilo de vida (alguns fatores que diminuem os níveis da testosterona: sedentarismo, sono de baixa qualidade, obesidade, estresse, ansiedade, alimentação desequilibrada, abuso de medicamentos etc).

Sintomas: queda de cabelo, perda de massa muscular, aumento da gordura corporal, diminuição da força, infertilidade masculina e disfunção erétil, fragilidade óssea, aumento do risco de doenças cardiovasculares, cansaço, fadiga, desinteresse por atividades cotidianas, depressão e irritabilidade, diminuição da libido…

  • A reposição deprogesteronaeestradiolmelhoram a qualidade do sono, estimulam um poderoso calmante cerebral, atenuam os sintomas da menopausa, são aliadas da memória…

  • A terapia comestrogênioserá o maior aliado da mulher no início de sua menopausa, pois essa condição é associada a sua queda, ele será o responsável por evitar os sintomas desse período como nevoeiro mental, ondas de calor, ondas de calor, infecção urinária, alterações de humor, ressecamento íntimo, ganho de peso…

  • Agestrinonaé utilizada na reposição feminina, seu implante traz vantagens diversas como efeito contraceptivo, diminuição da gordura corporal, aumento da massa muscular, amenorréia, aumento da libido…

Além desses três exemplos, também pode-se fazer a reposição das substâncias que a tireoideproduz (T3, T4 e TSH), do hormônio responsável pelo crescimento (GH) e do hormônio que promove o início do sono (melatonina).

Quando a reposição hormonal é necessária?

Como já falado, um exemplo clássico é durante a menopausa, em que as mulheres podem fazer essa terapia para reduzir os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares e os seus sintomas incômodos.

Vale ressaltar que assim como qualquer medicamento ou tratamento, a reposição hormonal pode trazer riscos para sua saúde. Por isso, o médico sempre deve considerar se a quantidade de benefícios é maior que a de malefícios.

Reposição hormonal masculina x feminina: qual a diferença?

O termo reposição hormonal masculina é utilizado quando estamos falando sobre a terapia com testosterona, já a feminina se refere a de estrogênio ou progesterona. Dessa forma, a principal diferença entre elas está a substância utilizada e, consequentemente, os seus efeitos para a saúde.

Mas, apesar desses termos, nem sempre a terapia realizada nesses gêneros será com essas substâncias. As mulheres, por exemplo, podem usar pequenas doses de testosterona para aumentar a sua libido.

Quais são os principais benefícios da terapia de reposição hormonal?

Alivio dos sintomas da menopausa - a terapia hormonal é efetiva em reduzir a frequência e a intensidade do fogacho, as ondas de calor que surgem entre 60% a 80% das mulheres no período da menopausa. Este sintoma pode prejudicar a qualidade de vida e a rotina. O tratamento também melhora outros incômodos comuns dessa fase, incluindo suores noturnos.

Melhora da vida sexual- a terapia hormonal ajuda a melhorar a satisfação sexual da mulher ao aliviar sintomas da menopausa, como ressecamento vaginal e dor durante o sexo. Esses sintomas atingem cerca de 45% das mulheres na menopausa.

Prevenção da osteoporose- a terapia hormonal previne a perda óssea e reduz as chances de fraturas por osteoporose na pós-menopausa. Ela pode ser indicada para a prevenção deste problema para mulheres com menos de 60 anos.

Para saber se a terapia hormonal é uma opção de tratamento adequada para você, converse com seu médico.

AGENDE UMA CONSULTA

Clique aqui e fale conosco
WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Clínica MatureVita www.drapaulageriatria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×